Lançamento musical no final do ano, dá certo ou não?
Essa é uma questão bastante levantada durante as mentorias que a gente faz.
Listamos alguns pontos que complicam o lançamento musical no final do ano:
1 – Suba no valor dos anúncios. Se você vai anunciar o seu lançamento, o pré-save, vai anunciar no Instagram, ou o seu clipe no Youtube, há uma tendência da suba do valor dos anúncios porque anúncios funcionam em forma de leilão, então quem dá mais aparece. E no final do ano as marcas começam a anunciar para fazer promoções de Natal e Ano Novo e isso gera uma suba no CPM (custo por mil impressões) e assim os anúncios ficam mais caros.
2 – A maioria das pessoas acaba gastando um pouco mais nas suas despesas, até o artista pode ficar com orçamento mais apertado para fazer o lançamento no final do ano.
3 – A atenção das pessoas. No final do ano as pessoas fazem reforma, querem preparar a ceia de Natal e Ano Novo, comprar presentes de Natal, todo mundo fica com a atenção mais reduzida. Se você for anunciar seu lançamento, pense que essa pessoa já vai estar saturada por promoções típicas dessa época, então elas acabam pensando em outras coisas e não focam tanto na música.
Mas se você tem uma música que vai falar de repente sobre o tema de festa, sobre o tema natalino, final de ano, sobre comemoração, pode ser que você possa atrair a atenção das pessoas. Então pode ser um bom momento para lançar se sua música fala sobre esses temas.
Na maioria dos casos o número de lançamentos em Dezembro costuma cair. Principalmente se estamos falando de grandes artistas, porque eles já sabem que isso não acontece tão bem no final do ano.
Quer lançar em Dezembro? Lança, mas fique atento a essas dificuldades que listamos aqui e pense se no seu caso é o melhor momento para fazer o seu lançamento.
Quer mais conteúdos como esse? Nos siga no nosso perfil no Instagram @trafegoparaartistas.