Funil de Audiência para Artistas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O que é um Funil de Audiência para Artistas?

Primeira coisa, um funil é um processo. No topo do funil estão pessoas que não te conhecem. No meio estão as pessoas que te conhecem mas que apenas te seguem ou escutam a sua música. E no fundo do funil estão as pessoas que vão nos seus shows e/ou que já são seus fãs. É normal que nesse funil vá se perdendo pessoas. Você vai filtrando as pessoas. 

E esse funil é importante porque ele é um processo para você entender o que funciona e o que não funciona para você ter novos ouvintes. E também vai te dizer em qual parte do funil você está errando. Ajuda a entender o porquê você não tem novos ouvintes. 

Existem milhares de artistas com músicas incríveis e que não estão sendo escutadas, porque eles não entendem o processo para ter uma audiência. 

Como funciona o Funil de Audiência para Artistas? 

A primeira coisa que você precisa fazer é se perguntar: por qual caminho as pessoas estão te encontrando? Tem alguns artistas que são melhores nas redes sociais, por exemplo. Para entender qual o caminho para as pessoas te encontrarem nós vamos falar de três coisas:

Canal de aquisição: São as redes sociais, os anúncios e o Spotify. São canais de aquisição, as pessoas estão passando e você está atraindo elas. O que pode funcionar melhor nesse começo são as redes sociais, porque as pessoas estão na internet para socializar. Os anúncios também vão funcionar, desde que você faça um anúncio que socialize com a pessoa. Então é importante saber quais canais de aquisição você está usando e como você está usando eles. 

Ação: O conteúdo que você está criando precisa gerar uma ação no usuário. Depois que alguém te vê em um canal de aquisição essa pessoa precisa tomar uma ação. Por exemplo, a pessoa viu um post seu no Instagram e ela tem que tomar uma ação, se isso não acontecer esse post não está cumprindo a função que deveria. 

Conexão: Depois que a pessoa clica no seu anúncio, por exemplo, e cai no seu Instagram, essa pessoa precisa sentir conexão com o que encontrar no seu perfil para querer te seguir. Você só vai converter alguém em novo seguidor se você gerar conexão. 

O que pode gerar conexão? 

Mensagem: vamos supor que sua música passa uma mensagem e quem te visitou concorda com essa mensagem. 

Desejo: algo que está no seu feed pode gerar desejo nessa pessoa. 

Dor: algo triste aconteceu e essa pessoa também passou por isso.

Identificação: algo do seu cotidiano pode gerar identificação nessa pessoa. 

A conexão é muito importante. Muitas pessoas escrevem letras que não tem conexão com o público, então se a mensagem da sua música não gera conexão não adianta. E o seu Instagram também precisa passar a mensagem certa para conectar com as pessoas que chegam até o seu perfil. 

Resumo do funil: 

1) Ter canais de aquisição e saber usá-los. 

2) Fazer um conteúdo que gere ação. 

3) Depois de gerar ação precisa gerar conexão. 

Quer mais conteúdos como esse? Nos siga no nosso perfil no Instagram @trafegoparaartistas. 

POSTS RELACIONADOS

mock-00059
7 PILARES PARA ALAVANCAR

O LANÇAMENTO DA SUA MÙSICA​

Para receber o Ebook no seu Email é só clicar no botão “BaixarEbook Grátis” 

Copyright Tráfego para Artistas © 2020 . Todos os direitos reservados.